Criar um Site Grátis Fantástico

tecnologia e informação

tecnologia e informação

 

As últimas informações indicam que o iPad 2 não vai incluir muitas das características dadas como certas há alguns meses.

Será assim o iPad 2? Esta foto deste modelo não oficial foi feita na edição deste ano do CES

Já se sabe que os rumores sobre os futuros produtos da Apple são sempre muitos e nem sempre fiáveis. No entanto, de acordo com diferentes fontes normalmente fidedignas, incluindo o Engadget, a Apple terá feito alterações de última hora ao iPad 2. São apontadas razões técnicas para estas decisões.

Depois de já ter sido descartado a hipótese inicialmente avançada de o iPad 2 incluir um ecrã de maior resolução, agora parece certo que também a ranhura para cartões SD vai desaparecer. No entanto, a memória RAM será duplicada (512 MB) e o próximo iPad, indicado para ser apresentado já a 2 de março, deverá incluir um novo processador (A5), significativamente mais poderoso, uma câmara frontal e estrear uma nova versão do sistema operativo iOS. De acordo com as mesmas fontes, já se pode considerar quase certo que o iPad 2 vai ser ligeiramente mais fino.

Mas apesar de o iPad 2 ainda nem sequer ser uma realidade do mercado, há muitos rumores já sobre o iPad 3. O mais interessante prende-se com a data de lançamento, já que alguns especialistas do mundo Apple acreditam que a terceira versão do iPad será apresentada já em setembro, em conjunto com novas versões dos iPod. Ou seja, apenas seis meses após o lançamento do iPad 2. E, segundo os mesmos rumores, será essa versão a que vai incluir as novidades mais interessantes, inicialmente previstas para o iPad 2, como o ecrã de grande resolução e o leitor de cartões SD. Há até quem anteveja que o terceiro iPad será denominado de iPad HD ou de iPad Pro (ver http://touchreviews.net/apple-ipad-3-available-september/ ,http://techcrunch.com/2011/02/09/ipad-3/ ).

 

Apple actualiza MacBook Pro!

 

A Apple actualiza a linha MacBook Pro, com algumas novidades.

Aqui fica a lista de novidades introduzidas:

Novos processadores:
13" com Dual-Core Intel Core i5 e i7
15" e 17" com Quad-Core Intel Core i7.

Novas placas gráficas:
Intel HD Graphics 3000 para o modelo de 13".
AMD Radeon HD 6490M com 256MB GDDR5 e AMD Radeon HD 6750M com 1GB GDDR5 para o modelo 15".
AMD Radeon HD 6750M com 1GB GDDR5 para o modelo 17".

Hard Drives até 750GB.

FaceTime agora em HD.

Thunderbolt, esta nova tecnologia de ligação de periféricos introduzida pela Apple em conjunto com a Intel, irá permitir transferências até 10 Gbps.
A partir da mesma ligação com um simples adaptador permite fazer a ligação também de HDMI, DVI e VGA.

 

Apple irá renovar a linha de Macbook Pro!

 

Apple irá renovar a linha de portáteis MacBook Pro. Esta afirmação deve-se às recentes alterações sobre a venda destes produtos. Já não se encontram a venda com a possibilidade de entrega "em apenas 24horas" e passaram para entrega em "3-5 business days". Esta alteração terá como objectivo a venda dos novos MacBook Pro, que devem ser apresentados na nova keynote da Apple no dia 24 de Fevereiro. Para prevenir que uma pessoa que encomende hoje um MacBook Pro não o receba em casa no dia a seguir e passados 2 ou 3 dias saiam máquinas novas... Segundo os rumores espera-se que os novos MacBook Pro possam vir com o novo processador Sany Bridge e com maior eficiência energética.

 

Samsung reconsidera preço do Galaxy Tab depois de ver iPad 2

 

Lee Don-Joo, vice-presidente do departamento de equipamentos móveis da Samsung, admitiu que a companhia poderá ser forçada a baixar o preço do tablet Galaxy Tab 10,1.

De acordo com o Mashable, Don-Joo referiu ainda que o iPad 2 faz algumas das características do Galaxy Tab de 10,1 polegadas parecerem "inadequadas", nomeadamente a espessura. Relativamente ao preço, Don-Joo admitiu que estava previsto que o preço do tablet de dez polegadas da Samsung fosse mais elevado que o de 7 polegadas mas o valor terá de ser revisto.

Em Portugal, o Galaxy Tab de 10,1 polegadas será vendido pela Vodafone com um preço de 699, 9 euros.

 

Windows para tablets só em 2012

 

A Microsoft só deverá lançar a versão do seu sistema operativo optimizada para tablets na segunda metade de 2012, a tempo do regresso às aulas. A informação é hoje veiculada pela Bloomberg, que cita fontes próximas do processo para avançar a informação.

Segundo as mesmas fontes, a agência indica que os testes a uma nova versão do Windows começam já no final do ano com parceiros e clientes, mas o lançamento oficial da versão só acontecerá mais tarde.

De acordo com os dados disponíveis, pode estar em causa uma versão especifica do Windows 7 talhada à medida de ecrãs mais pequenas, uma autonomia de bateria mais exigente e controlo de aplicações por gestos.

As informações não têm para já confirmação da Microsoft, embora se saiba que a empresa está a trabalhar numa nova geração do Windows e que reconhece os tablets que tende a ganhar mais peso no mercado dos PCs.

O que é certo é que quanto mais tempo a empresa demorar a fazê-lo mais longe chegarão os seus principais concorrentes nesta área: a Apple e a Google, através do Android.

Como refere um analista da Gartner citado pela agência noticiosa "se 2011 é o ano da guerra dos tablets, a Microsoft chegará extremamente atrasada a essa batalha".

A confirmar-se a data de lançamento pela Microsoft de um sistema operativo "formatado" para tablet PCs só em 2012, o mais provável é que a fabricante "ataque" este mercado quando a Apple já estiver numa terceira geração do iPad, o mesmo que deverá acontecer com o Android.

Asseguram previsões da Scottsdale que em 2015 serão vendidos 118 milhões de tablets. Só este ano, está prevista a chegada ao mercado de mais de 100 novos modelos deste tipo de dispositivos.

De sublinhar que o Windows 7 já suporta tablet PCs. O que está em questão é o lançamento de uma versão desenhada de raiz para este tipo de dispositivos.

 

Android é número 1...nos EUA

 

De acordo com o relatório emitido pela Nielsen, o SO Android da Google lidera o mercado dos sistemas operativos móveis nos Estados Unidos, tendo ultrapassado o iOS da Apple e o Blackberry OS da RIM.

De acordo com a PcMag, o relatório da Nielsen, que considerou mais de 14 mil utilizadores norte-americanos, mostra que 29 % dos inquiridos tem um equipamento baseado em Android. Já 27 % da totalidade dos inquiridos afirmou ter um equipamento baseado no iOS da Apple. O mesmo acontece com o Blackberry OS da RIM que detém 27 % dos utilizadores considerados pelo estudo.

Os lugares seguintes são ocupados pelo sistema operativo Windows Phone 7 da Microsoft (10 %), seguidos pelo Palm OS da HP (4 por cento) e pelo Symbian da Nokia (2 %).

Apesar de liderar, é de referir que o sistema operativo Android se divide por vários equipamentos de inúmeras empresas.

O relatório mostrou que, tendo em conta os 29% detidos pelo Android, os equipamentos da HTC representam 12% dos equipamentos baseados em Android, seguida da Motorola com 10%, da Samsung com 5% além de outras empresas.